O mês de novembro irradia azul por prédios importantes do país para divulgar o combate ao câncer de próstata. Isso também acontece nas campanhas das empresas que compram a ideia de divulgar a importância da prevenção.
E como hoje é o dia do design, nada como analisar o que já foi criado para este mês onde tudo “deveria” ficar azul. Vale de tudo pra chamar a atenção e quebrar o preconceito com o exame de próstata. São tantos exemplos engraçados, outros curiosos que vale a pena conferir alguns exemplos.
A ONG Instituto Lado a Lado pela Vida, de São Paulo, também trabalha com a divulgação de materiais como arte para camisetas, panfletos e plaquinhas, muito bem pensadas e divertidas. Um bigode grosso é o ícone da campanha, junto da fita azul, símbolo de combate a doenças. A arte encontra-se disponível gratuitamente no site do organização.
Já a Prefeitura de Vitória optou por seguir a linha da ONG. O governo do Estado de Espírito Santo, até o momento, não se pronunciou nem lançou nenhuma campanha sobre a causa, a não ser alguns posts de facebook e banners online de órgãos como a Polícia Civil. A Unimed é uma das mais criativas nas campanhas que produz. Ela já passou por vários estilos no novembro azul, que vai desde piadinhas provocativas (foto 2013) a campanhas com apelo à vida (foto 2015).
Fontes: PMV, Instituto Lado a lado.