Desenho, animações, tipografia. Tudo produzido aqui, para um dos maiores eventos do mundo: a Olimpíada, marcada para iniciar em 5 de agosto, no Rio de Janeiro. Mas o trabalho começou bem antes.
Marca
Em 2010, a agência brasileira Tátil Design de Ideia foi a vencedora com uma escolha inusitada de um símbolo em 3D de três pessoas unidas por um abraço.
No processo criativo, nenhuma fonte se encaixava. Por isso, criaram também uma tipografia própria para a marca. Em seguida, a mesma agência foi escolhida para também criar a marca dos Jogos Paralímpicos. O processo começou em 2011, mas o desenvolvimento da segunda ideia foi a partir de 2010.
Fonte
Segundo a organização, o desenho da fonte Rio 2016™ retrata a essência das marcas Olímpicas e Paralímpicas: Paixão e Transformação. A ousadia dessa criação não está apenas no traço – cujo contraste entre grosso e fino foi compreendido a partir do pincel no papel –, mas também no legado que deixa para o mercado de design no Brasil: a fonte Rio 2016™ é uma das poucas tipografias proprietárias criadas por uma equipe brasileira.
Pictogramas
Desde Tóquio 1964, cada edição dos Jogos utiliza ícones gráficos, que refletem a cultura do país anfitrião, para apresentar os esportes. A novidade está nas disciplinas Paralímpicas, que, pela primeira vez, contarão com pictogramas próprios. Os Jogos do Rio contam com 64 pictogramas, sendo 41 Olímpicos e 23 Paralímpicos.
Fonte: Rio 2016