Entenda algumas diferenças entre os gêneros textuais do jornalismo

Dentro do jornalismo existem padrões para a escrita de texto, mas ele pode se adequar de acordo com a mídia, editoria, e público. O texto jornalístico possui uma mistura dos tipos de textos narrativo, descritivo e dissertativo-opinativo que podem ser mesclados de acordo com o gênero textual. São eles:

Editorial

Este texto tem a finalidade de expressar a opinião do jornal à respeito de assuntos corriqueiros, polêmicos, de grande repercussão.

Notícia

O texto noticioso possui um padrão que busca objetividade, onde geralmente é iniciado com o lead, trecho com seis pontos que respondem as principais informações do texto (o que, quem, quando, onde, como e porque). Ele pode sofrer algumas modificações criativas para chamar atenção do leitor. O restante do texto possui informações adicionais, narração do caso, entrevistas, o outro lado da história, informações adicionais como telefone e endereço, etc. Tudo dependerá da editoria em que ele está (polícia, cidades, política, economia, entretenimento, cultura, esportes, etc).

Crônica

Neste texto o autor relata fatos cotidianos em que se coloca na primeira pessoa, recheado de descrição colocações pessoais do mesmo.

Coluna

São pequenas notas informativas com um tom mais “leve”, à vezes com comentários do autor. Pode estar em qualquer editoria do jornal.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será poublicado. Os campos marcados são obrigatórios *